sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

As nossas leituras 7.º Ano - O Quarto de Jack de Emma Donoghue


A residir no Canada, Emma Donoghue é uma jovem escritora irlandesa de quarenta e quatro anos.  O Quarto de Jack foi finalista do Man Booker Prize e do Orange Prize, dois dos mais prestigiantes prémios para escritores de língua inglesa.
            Aquela que viria a ser a mãe de Jack é raptada por “Nick Mafarrico”.
            A partir desse dia passa a viver num quarto com apenas onze metros quadrados, a sua única ligação ao exterior é uma televisão e a claraboia instalada no teto do quarto. Quase todos as noites o homem vai ao quarto e viola a jovem.
            “Julga que somos objetos que lhe pertencemos, já que o Quarto é dele.”
            O livro começa quando Jack faz cinco anos, ele é o narrador da história, esse facto leva a que o livro tenha uma linguagem muito acessível. Para ele a realidade do mundo é apenas aquele quarto.
            “Ensinei ao Jack que o mundo media 7 metros quadrados e que tudo o resto, tudo o que via na televisão ou ouvia ler do punhado de livros, não passava de fantasia.”
            Após ter levado a cabo um plano imaginado pela mãe, Jack consegue sair do Quarto e alertar as autoridades. A partir desse dia Jack vai conviver com o mundo exterior. Como é que se vai adaptar há nova realidade? Será que via querer regressar para o Quarto? Como é que a justiça vai lidar com a situação? E a comunicação social, terá ética ao lidar com um caso tão complexo, mas que ao mesmo tempo faz vender tantos jornais? Como reagirá a família da mãe à notícia do seu aparecimento quando pensava que estava morta? 

           Boa leitura…

Sem comentários:

Enviar um comentário